quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pensamentos a respeito das manifestações a respeito da doença do ex-presidente.

Esse texto não pertence realmente ao Blog, apesar disso, não quero vê-lo se perder no tumulto q é uma timeline do FB. Por isso aí vai:


Queria discutir brevemente a respeito de todo esse "fuá" a respeito de uma notícia triste. Sim pq, apesar de não gostar do estilo do ex-presidente, seu tráfico de influência e política do "eu não sabia", essa é uma doença séria e terrível que já me levou algumas pessoas próximas, que não permitiu que eu conhecesse meu avô. Qual o ponto real em se debater levar essa pessoa que tem condição econômica e principalmente, paga mensalmente um plano de saúde particular, a se tratar no SUS. Caso o fizesse, para mim seria uma demonstração inenarrável de demagogia rasteira por diversos motivos. 

Em primeiro lugar pq não é necessariamente castigo ir p/ o SUS. O presidente americano corre o sério risco de não ser reeleito por tentar criar um SUS, que é algo que temos a tanto tempo. Países q acabaram com a saúde privada como o Canadá tem sérios problemas no tratamento de doenças mais graves tendo vários de seus pacientes saindo do país. Amigos meus, mais ajuizados, que se mudaram para o Canadá, mantiveram seus planos de saúde no Brasil e dizem pretender vir se tratar aqui caso suspeitem de algo mais complexo além de aproveitarem férias no país para consultarem os médicos da sua preferência.

Segundo ele não precisa. Paga mensalmente um plano de saúde particular justamente para ter opções.

Terceiro, o SUS não tem atendimento precário em toda a sua rede. Possui centros de excelência onde, apesar de difícil conseguir uma vaga, não seria um problema fazê-lo para tal autoridade.

Quarto argumento e o mais definitivo para mim. Como experimento seria contraproducente. Ele não tiraria a vaga de uma pessoa que realmente precisa desse atendimento gratuito, mas de muitos. Todo um aparato teria de ser desenvolvido, um hospital que não tem estrutura para receber a cobertura da imprensa ou "ataques" de fãs e curiosos teria de ser adaptado para conseguir receber o presidente com segurança, e isso seria feito sem problemas e a um custo enorme.

Desejo sinceramente que nunca mais volte a vida pública pois, a meu ver, já causou estragos demais, mas desejo um pronto restabelecimento, com acesso a todos os recursos que lhe forem possíveis para lutar contra essa doença terrível.

Sucesso na batalha!

Nenhum comentário: